A Steambox é uma lancheira elétrica que procura um problema para resolver

Vou nivelar com você: eu realmente não entendo o Steambox. Quero dizer, eu entendo o que é: é uma lancheira autoaquecida que usa vapor para aquecer sua comida, uma que é alimentada por uma bateria recarregável para que você possa teoricamente levá-la em qualquer lugar. E, para seu crédito, ele realmente faz jus à ideia de ser uma lancheira que esquenta sua comida. Só não entendo por que alguém pagaria $ 279 por este em particular.

Antes de irmos muito longe nisso, porém, deixe-me familiarizá-lo com o que essa coisa realmente é. Do lado de fora, é uma caixa de plástico cinza do tamanho de uma caixa de sapatos com tampa de bambu. (As dimensões são 11 polegadas de comprimento, 6,5 polegadas de largura e 3,5 polegadas de altura.) Abra a tampa de plástico e você encontrará uma pequena panela de metal com tampa de borracha própria, onde você armazena a comida – até cerca de 3 xícaras ou valor de 700ml. Abaixo dele há um elemento de aquecimento, no qual você despeja água quando é hora de aquecer a comida. (A água é armazenada em um pequeno recipiente medidor que se prende na tampa de bambu).

Como avaliamos e avaliamos os produtos

Para ligá-lo, você aperta um botão na parte traseira, localizado ao lado do plugue barril que você usa para recarregar a bateria. (Sim, você precisa usar o carregador incluído; na CES 2023, o cofundador da Steambox, Kevin de Krieger, disse TechCrunch que não poderia carregar via USB-C “devido ao funcionamento do USB-C”. Ok.) Em seguida, você despeja a água no fundo, coloca o recipiente de metal de volta sem tampa e fecha a caixa.

Para escolher por quanto tempo você deseja reaquecer sua comida, toque em um botão capacitivo que percorre as configurações do temporizador de 5, 10, 15, 20 e 25 minutos, indicadas por uma linha de cinco luzes. Há outro botão capacitivo que inicia o processo de aquecimento. Sim, o fato de não usar botões físicos pode ser um pouco irritante – eles nem sempre registram toques e às vezes demorei um segundo para registrar o tempo de cozimento que as luzes piscantes indicavam.

Você tem uma alternativa, porque claro o Steambox tem um aplicativo (embora você possa usar o dispositivo completamente offline, se quiser). Infelizmente, o aplicativo requer uma conta para ser usado e é extremamente básico. Depois de fazer login e conectar-se ao Steambox via Bluetooth, você pode ver quanta bateria resta, definir um cronômetro com granularidade de um minuto e iniciar ou interromper o processo de aquecimento. É basicamente isso; existem botões na parte inferior que prometem dicas, receitas, notícias e um FAQ, mas tocar neles dá a você um pequeno banner de “em breve”.

Ok, então por que estou tão triste com isso? É ruim para esquentar a comida, deixando-a fria e pouco apetitosa? Não exatamente. Achei suficiente para reaquecer a maioria das coisas que joguei nele, como filés de salmão, macarrão com queijo, pimenta, purê de batata e muito mais. É importante observar essa palavra, embora – reaquecimento.

Ao contrário de lancheiras elétricas mais potentes ou panelas portáteis que se conectam à parede, o Steambox não foi feito para realmente cozinhar sua comida. O site da empresa avisa para “tomar cuidado ao cozinhar carnes cruas, frango ou peixe com Steambox” e diz que isso não é recomendado.

A página de perguntas frequentes diz que cozinhar vegetais não deve ser “grande coisa”, o que fiquei muito feliz em ouvir. Fiquei um pouco menos feliz quando mordi o brócolis que estava cozinhando por todos os 25 minutos e senti o crocante da vegetação crua. (Embora, honestamente, tenha ficado bom quando coloquei um pouco de Tony Chachere’s e um pouco de molho de pimenta doce.)

Provavelmente meu maior problema com o Steambox: é lento. Tive que reaquecer o macarrão com queijo que mencionei por cerca de 20 minutos, enquanto um micro-ondas leva cerca de dois ou três minutos. Também é importante notar que o tamanho pequeno do Steambox oferece um limite bastante rígido sobre o que você pode reaquecer e cabe muito menos do que um micro-ondas do tamanho de um dormitório. (Eu não acho que você poderia colocar uma fatia média de pizza nele.)

As microondas são um dos elefantes na sala quando se trata do Steambox. Ou pelo menos seriam se a empresa (também chamada de Steambox) não os mencionasse constantemente em seu marketing. “Tchau micro-ondas”, diz uma citação em seu site. “O micro-ondas basicamente mata sua comida”, disse De Krieger TechCrunch. Talvez a parte mais ofensiva da cópia esteja em sua página do Kickstarter, que afirma que o micro-ondas é “uma ótima maneira de aquecer sua comida e uma ótima maneira de destruir todos os benefícios e nutrientes … antes de irradiar a merda fora disso”, acrescentando que um micro-ondas costuma fazer sua comida parecer “revoltante”.

O que? Em primeiro lugar, não vou deixar passar despercebida essa parte sobre destruir nutrientes e irradiar sua comida porque não vi nenhuma evidência de que isso seja verdade. (Os EUA têm muitos, muitos problemas com sua cultura alimentar; dependência de microondas não é um deles.) Mas também parece uma confiança imerecida. Talvez eu seja apenas um mago do micro-ondas, mas a comida que recebi do Steambox estava no mesmo nível, não melhor do que a comida que reaqueci no micro-ondas. Foi agradável o suficiente para comer, mas eu chamaria de besteira se você me dissesse que a comida que saiu foi direto do forno ou fogão. Isso certamente é um pouco decepcionante para algo que custa mais do que o preço de três micro-ondas de baixo custo (mais do que suficiente para abastecer um escritório, mesmo que seu chefe não compre um) e leva muito mais tempo para reaquecer a comida.

O Steambox tem alguns benefícios em comparação com um micro-ondas; em meus testes, não fumigou minha casa com cheiro de peixe quando eu estava reaquecendo um filé, enquanto meu micro-ondas o fez. Além disso, posso ficar ao lado dele enquanto reaqueço o almoço sem que meus AirPods sejam interrompidos.

Muitas pessoas não têm a opção de conectar um dispositivo a uma tomada e podem apreciar um almoço portátil recém-aquecido. E outros que prefeririam, por qualquer motivo, não detonar sua comida. Talvez você trabalhe fora ou esteja em locais de trabalho onde as tomadas não estão disponíveis ou estão ocupadas por equipamentos mais importantes.

Quando se trata de portabilidade, o Steambox tem uma vantagem em relação a basicamente todos os aparelhos que precisam ser conectados à parede. Sua bateria dura cerca de 40 minutos de cozimento, o que pode reaquecer em torno de duas ou três refeições.

No entanto, muitas vezes passo meus fins de semana no meio de áreas de preservação para construir e manter trilhas para caminhadas e nunca considerado levando o Steambox em uma dessas viagens. Mesmo carregá-lo para um parque próximo para almoçar não foi a experiência idílica que eu imaginava. O problema é que é um aparelho grande e relativamente pesado; de acordo com a minha balança, todo o kit pesa cerca de 4 libras, 11 onças, ou pouco mais de 2,1 kg, antes de adicionar qualquer alimento. (Para referência, meu fogão de mochila, uma panela de titânio e uma botija de gás para mochila pesam menos de meio quilo: são 12,8 onças ou 360 g.)

a:hover]:text-gray-63 [&>a:hover]:shadow-underline-black dark:[&>a:hover]:text-gray-bd dark:[&>a:hover]:shadow-underline-gray [&>a]:shadow-underline-gray-63 dark:[&>a]:text-gray-bd dark:[&>a]:shadow-underline-gray”>Foto: Mitchell Clark / The Verge

Esse peso e o fato de ser um retângulo completamente inflexível tornam bastante desconfortável carregá-lo em uma mochila. Quando falei sobre o Steambox com uma conhecida minha que trabalha fora quase todos os dias, ela estava menos preocupada com o peso, mas também não achava que funcionaria em seus intervalos de almoço de 30 minutos, a menos que ela quisesse devorar comida depois 15 a 20 minutos observando todos os outros comerem. Ela também se perguntou se teria comida suficiente para alguém que fica ativo o dia todo.

Ela veio com alguns casos de uso que eu não havia considerado, sugerindo que snowmobilers podem achar útil ou pessoas em um acampamento de carro, supondo que eles tenham uma maneira fácil de limpá-lo e não fiquem fora por muitos dias . Para seu uso pessoal, porém, não parecia que ela sairia correndo para comprar um. “Acho que só experimentaria um se encontrasse um em um brechó por menos de US $ 10 … mais provavelmente menos de US $ 5”, ela me disse. (Isso provavelmente soa um pouco mais duro do que realmente é – ela é uma econômica lendária.)

Existem maneiras mais baratas e mais embaláveis ​​de obter refeições quentes ao ar livre, se você estiver disposto a usar isolamento em vez de reaquecer. Uma garrafa térmica clássica pode manter as sopas quentes por horas, e geralmente custam menos de US$ 50. O mesmo vale para esta lancheira Zojirushi, que inclui até tigelas pequenas que permitem que você leve vários tipos de comida. Mesmo uma lancheira isolada padrão pode funcionar, dependendo de suas necessidades.

Há mais alguns detalhes para escolher com o Steambox, enquanto estou nisso:

  • Eu gosto do recipiente de aço inoxidável, mas a tampa é difícil de colocar corretamente.
  • Fica caro quando você quer preparar a refeição – um recipiente extra e tampa sai por US $ 23, enquanto um pacote de três custa US $ 56. (Os recipientes que uso para preparar refeições no micro-ondas custam US $ 30 para cinco.)
  • A menos que você seque completamente a área de cozimento depois de terminar, haverá uma boa quantidade de umidade restante nela. Havia água pingando visivelmente dele quando o tirei da mochila, embora eu tivesse despejado o máximo que pude do excesso.
  • Você não pode usar o Steambox durante o carregamento; se estiver com a bateria descarregada, você terá que esperar uma ou duas horas para comer. O cofundador Amit Jaura diz que isso ocorre porque “operar baterias, CC e água/vapor ao mesmo tempo deve ser manuseado com cuidado”.
  • Tenho algumas preocupações sobre o controle de qualidade – meu colega Sean Hollister também recebeu um Steambox, mas chegou totalmente inoperante. Houve também pelo menos um comentarista do Kickstarter que disse que sua unidade tinha alguns arranhões quando a receberam.

(No entanto, vi muito pior nos comentários do Kickstarter; os do Steambox parecem ser relativamente positivos, embora haja pelo menos algumas pessoas que dizem que ainda estão esperando pelos deles.)

O que mais me preocupa com o Steambox é que ele realmente parece ser relativamente competente em aquecer alimentos. Claro, não é perfeito, mas também não é um desastre. Apesar disso, luto para recomendá-lo a praticamente qualquer pessoa. Talvez seu preço seja engolido por ricos aficionados por peixes cujos colegas de trabalho odeiam o cheiro ou alguém que realmente quer comer comida quente longe de uma tomada, mas acho que praticamente todo mundo ficaria melhor servido por outras soluções menos caras, como um micro-ondas, recipientes isolados, uma torradeira ou uma lancheira elétrica com fio. É um meio muito infeliz; não é muito conveniente levar para fora e há opções muito melhores em ambientes fechados.

Talvez a melhor maneira de resumir seja com esta anedota: já tenho o Steambox há alguns meses e tentei repetidamente convencer minha esposa – que leva uma lancheira comum para o trabalho todos os dias – a testá-lo. Literalmente, toda a razão pela qual eu queria esta revisão era para ver se minha esposa poderia cozinhar peixe no trabalho sem ser intimidada.

Aparentemente, ela não achava que valia a pena espremer o suco porque sua resposta era sempre a mesma: “Por que eu faria isso? Eu tenho um micro-ondas no trabalho.




https://www.jobclas.com/a-steambox-e-uma-lancheira-eletrica-que-procura-um-problema-para-resolver.html
Share on Google Plus

Sobre Anônimo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial