Bluesky é meu clone favorito do Twitter até agora

Bluesky é muito, muito divertido.

Sim, a plataforma é essencialmente apenas Twitter, mas descentralizada. E sim, o Bluesky apoiado por Jack Dorsey é um dos muitos serviços que emulam a aparência do Twitter agora. Mas depois de passar algumas horas no Bluesky desde que recebi meu convite beta esta semana, é até agora o serviço onde sinto mais alegria.

Semelhante ao Mastodon, o Bluesky é uma rede social federada, o que, em seu nível mais básico, significa que os usuários podem participar por meio de diferentes provedores, em vez de um enorme central. A comparação mais fácil é o e-mail: se você tiver o Gmail, pode enviar um e-mail para alguém no iCloud da Apple e eles podem responder a você.

O Bluesky permite que você escolha entre diferentes provedores de hospedagem. Quando entrei no aplicativo na terça, escolhi o padrão, que é o próprio sistema da Bluesky. (Existe uma opção para ingressar em outros provedores, mas não sei quais opções estão disponíveis ou como configurá-las. Isso pode ser erro ou ignorância do usuário.) A partir daí, defino meu nome de usuário, que se parece mais com um domínio – jaypeters.bsky.social — e falarei sobre isso um pouco mais tarde.

“Estava ficando bonito aqui”

Quando cheguei ao feed “Seguindo”, ele estava vazio, mas conforme explorei mais, não demorou muito para descobrir que o Bluesky já tem uma base de usuários extremamente ativa que agora está lidando com um influxo de novatos como eu. Muito em breve em minha jornada Bluesky, me deparei com uma postagem de Jay Graber, o CEO da Bluesky, que me ajudou a ter uma noção do que estava por vir.

“Estava ficando bem agitado aqui, então acabamos de enviar um e-mail para 5 mil pessoas da nossa lista de espera, diga oi quando você os vir chegando!” Graber escreveu. Em uma resposta, Graber acrescentou “subgrafo densamente conectado de usuários avançados do Twitter que acabaram de entrar, 5 mil pessoas mansas que nos deram seus e-mails e preencheram um formulário 🤝”

Percorrer a seção “O que está na moda” naquele dia foi uma mistura de delícias simples da Internet.

  • Uma pessoa citou Graber para se desculpar pelas “coisas da cena” e encorajar novos usuários a entrar nas conversas.
  • Uma pessoa escreveu “A cabra, fr” com uma foto de duas cabras.
  • Várias pessoas compartilharam fotos de “é daqui que eu posto”. Muitos pareciam sérios, como um quarto aconchegante e uma casinha; outros não, como a foto de um jacaré.

De alguma forma, alguém me seguiu um minuto depois de eu entrar na plataforma. Minutos depois, alguns outros usuários também me seguiram. Acontece que não sou tão especial; todos eles já seguem mais de 20.000 pessoas, então provavelmente apenas seguem cada nova conta que entra.

Bluesky continuou se sentindo bem durante a semana. Meu feed não estava repleto de postagens raivosas sobre a mudança de HBO Max para Max, por exemplo – em vez disso, as pessoas que sigo pareciam mais investidas em manter a cultura atualmente positiva de Bluesky. Graber postou sobre o motivo pelo qual o Bluesky ainda não foi lançado “contra a vontade de Jack” até que a equipe desenvolva ferramentas de moderação. Na sexta-feira, as pessoas postavam fotos de suas estantes: “shelfies”. Era agradável de rolar.

O desafio para a Bluesky será manter seu ambiente positivo, e é exatamente isso que seu sistema federado — o Protocolo AT — foi projetado para fazer. O protocolo ainda está em desenvolvimento, mas os focos declarados da Bluesky são redes sociais descentralizadas, escolha algorítmica e contas portáteis. Isso significa que, talvez algum dia, teoricamente poderei ficar em um domínio que também não é usado por todos os outros no aplicativo Bluesky, escolher um algoritmo que atenda a postagens mais suaves e, se quiser sair, trazer facilmente minha conta e seguidores comigo para outro aplicativo. (Vale a pena notar que o proprietário do Twitter, Elon Musk, manifestou interesse em permitir que você escolha seu próprio algoritmo do Twitter, mas veremos se isso realmente acontece.)

As ferramentas de moderação do Bluesky também podem ser a chave para o futuro da plataforma. A organização quer permitir que você aplique filtros e rótulos personalizados e até mesmo confiar em terceiros preferidos para fazer esse trabalho para você, o que pode permitir que os usuários adaptem melhor seu feed social para o que precisam. “Sites sociais centralizados usam rotulagem para implementar moderação – achamos que esta peça pode ser separada, aberta para inovação de terceiros e configurada com a agência do usuário em mente”, escreveu Graber em um post de blog. “Qualquer pessoa deve poder criar ou assinar rótulos de moderação criados por terceiros.”

O sistema de nome de domínio da rede também funciona como uma espécie de serviço de verificação útil. A configuração atual pode significar que um dia, por exemplo, posso ter @jay.peters.theverge.com para mostrar que sou um jornalista ativo na The Verge. Ou posso vincular um domínio que possuo à minha conta Bluesky para provar que sou a pessoa que digo ser. Se esse sistema decolar, poderá resolver muitos dos problemas de verificação e moderação com os quais outras plataformas tiveram que lidar.

Bluesky atualmente parece um momento mais simples na internet

Para mim, Bluesky atualmente parece um momento mais simples na internet. É uma rede social baseada em feeds com uma comunidade de pelo menos 20.000 pessoas, o que significa que há muita atividade e conversa, mas até agora não vi muita toxicidade ou pessoas correndo para afundar as pessoas em tweets de citações. Parece uma plataforma onde as pessoas estão apenas saindo e conversando umas com as outras.

É muito cedo para dizer se Bluesky e o protocolo AT verão o mesmo tipo de atividade que coisas como o protocolo Mastodon e ActivityPub. Mas para agora? Estou realmente curtindo as vibrações no meu feed Bluesky.




https://www.jobclas.com/bluesky-e-meu-clone-favorito-do-twitter-ate-agora.html
Share on Google Plus

Sobre Anônimo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial