Em comemoração ao telefone burro, um raro gadget de economia de sanidade

Eu sinto falta do telefone. Não, não que laje no meu bolso que chamamos de smartphone.

Sim, esse dispositivo pode agir como um telefone. Mas também funciona como laptop portátil, câmera, alarme, console, TV, carteira e tantas outras coisas – não tenho certeza do que é. Mas uma coisa é certa: chamar um iPhone apenas de “telefone” nunca pareceu muito certo.

É fácil perder de vista quão vastas são as capacidades de um smartphone. Escondida dentro de nossos bolsos está uma máquina poderosa que parece realmente fazer tudo, em todos os lugares, ao mesmo tempo. Há uma razão pela qual os tribunais recentemente restringiram o fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, a apenas um telefone burro. Um smartphone é uma ferramenta poderosa, especialmente nas mãos de um nerd da matemática que perdeu bilhões do dinheiro de outras pessoas da noite para o dia.

E embora meu smartphone tenha melhorado imensamente minha vida – e não pretendo me livrar dele – também piorou algumas coisas. Ou seja, meu cérebro. O smartphone nos permite verificar as coisas de forma constante e imediata, sejam as notícias ou nossos entes queridos, mas às custas de nossa atenção, saúde mental e relacionamentos. Inferno, recentemente, percebi que mal me lembro da maioria dos shows que fui, e por quê? Eu estava muito ocupado gravando centenas de vídeos e compartilhando-os no Instagram com meu telefone. Curiosamente, nunca mais assisti aos vídeos depois e só o fiz quando precisei excluí-los para liberar espaço de armazenamento.

É por isso que quero que o telefone estúpido e barato volte, e estou tão animado que está prestes a fazê-lo, à medida que mais Gen Zers o adotam cada vez mais. Preciso de uma pausa e, enquanto meu iPhone for tão bom, não acho que vou me dar isso imediatamente. Preciso de um telefone que, enquanto espera na fila para abastecer meu vício em cafeína, não tenha aplicativos para que eu não possa sacar e me distrair com as notícias ou fotos de férias indutoras de FOMO. Um telefone, idealmente, sem câmera também, que não me impeça de aproveitar o momento presente com meu sobrinho bebê enquanto ele me mostra um de seus primeiros sorrisos cheios de dentes.

Eu quero que seja uma Coisa também. Algo comum novamente para não me sentir uma aberração ao chamar a atenção puxando um telefone idiota que parece ser do início dos anos 2000, o que realmente aconteceu. Também quero que seja acessível para que todos possam ter um, não algumas centenas de dólares, como custam atualmente muitos telefones burros populares como o Light Phone.

E sim, eu sei o que você está pensando. “Por que você simplesmente não coloca o telefone no ‘Não perturbe’?” Eu tenho. Várias vezes. Nos dias bons, quando minha força de vontade está alta, às vezes ajuda. Mas sou apenas humano, e smartphones e aplicativos são projetados para serem viciantes. Naqueles dias em que já estou me sentindo para baixo ou exausto, a tentação de pegar meu smartphone para uma descarga rápida e fácil de dopamina fica muito forte. Eu sei que não estou sozinho.

Já propusemos trazer telefones burros de volta antes, nos dias em que Trump dirigia o país pelo Twitter e sacudia nossos nervos coletivos a cada novo tweet. A necessidade de fazer logoff era grande e agora parece ainda maior.

Desde então, sofremos uma pandemia global enquanto os EUA testemunharam uma tentativa literal de golpe. A Rússia invadiu a Ucrânia, o que custou a vida de mais de 200.000 pessoas, desestabilizou a região e contribuiu para uma grande escassez de alimentos. À medida que esse conflito continua a se desenrolar, também recentemente atingimos nosso – o quê? — milionésima grande crise financeira em 15 anos? A cada duas semanas, vivemos em tempos sem precedentes, e não é de admirar que os diagnósticos de depressão estejam aumentando.

Ao mesmo tempo, a tecnologia está ficando cada vez melhor – e ainda mais perturbadora. Existem aplicativos ainda mais viciantes, bem como smartphones e ferramentas de IA mais capazes para aprimorar nossas vidas. E como as empresas de mídia social continuam a adicionar mais e mais recursos de distração, a pesquisa demonstra cada vez mais o impacto negativo que tudo isso está tendo na saúde mental de jovens e adultos. Não é de admirar: ler as notícias às vezes faz parecer que o mundo está prestes a acabar, mas de alguma forma os feeds do Instagram e do LinkedIn fazem parecer que todos estão ganhando na vida todos os dias e o tempo todo. E eles estão fazendo tudo enquanto parecem supermodelos também, graças a filtros de IA incrivelmente bons.

E é por isso que eu – não, nós – precisamos do telefone idiota para voltar. Precisamos de algo que nos ajude a nos desconectar temporariamente de um falso mundo digital para que possamos estar mais conectados ao mundo real. Costumava sair de casa para me desconectar, mas agora nunca mais consigo com meu smartphone no bolso e tecnologia em todos os lugares. Não podemos apertar um botão de pausa no mundo, mas podemos forçar o logoff usando um telefone burro em vez de um inteligente.

Não me interpretem mal: não quero que os smartphones cheguem a lugar nenhum e também não quero que parem de melhorar. Em vez disso, imagino um mundo onde temos nossos smartphones, mas também é normal ter telefones baratos e idiotas para usar, digamos, fora de casa ou sempre que você precisar de uma pausa. Apenas um telefone básico que todos podemos usar para enviar mensagens de texto e fazer chamadas. Sem câmeras, sem aplicativos, sem internet, sem nada disso. Apenas um telefone – não outra distração constante.




https://www.jobclas.com/em-comemoracao-ao-telefone-burro-um-raro-gadget-de-economia-de-sanidade.html
Share on Google Plus

Sobre Anônimo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial