Organizando minha linda pilha de lixo

Não há outra maneira de dizer isso: gosto de guardar lixo. Recibos de lojas ou refeições favoritas, panfletos e mapas de viagens, canhotos de passagens e etiquetas de roupas – se algum pedaço for de uma lembrança querida ou simplesmente bem desenhado, eu o guardo em cantos aleatórios da minha casa e quase esqueço. até que eu vá procurar outra coisa.

O impulso de acumular documentação provavelmente é irritante para quem mora comigo. Infelizmente para eles, também é muito bom para o meu trabalho. Pelo menos uma guia do Wayback Machine permanece aberta o tempo todo, e eu tenho um número assustador de capturas de tela, gravações, transcrições e anotações atrapalhando todos os dispositivos que possuo. Mas, ao contrário das coisas efêmeras físicas guardadas em gavetas e caixas, os arquivos em meu computador são exatamente isso: disformes, pesquisáveis, sem bagunçar o tampo das cômodas ou esquecidos em bolsos e pilhas. Meu estoque de bits e bobs ainda não se tornou um problema, mas finalmente comecei a pensar no que poderia realmente fazer com eles – quando falamos em retirar recibos de algo, não acho que era para ser literal.

Tenho muitos canais digitais à minha disposição para arquivar o que faço com meu tempo, mas nenhum parecia adequado para minha preciosa pilha de lixo. Eu considerei as histórias do Instagram – abotoadas e casuais o suficiente para que um arranjo delicado de pedaços de papel e sacolas de compras fofas não parecesse fora do lugar. Mas eu não tinha certeza se queria compartilhar minhas fixações com os outros para arquivá-las. E uma vez que tirei uma foto, o que fazer com a evidência física? Eu estava de volta à estaca zero.

a:hover]:text-gray-63 [&>a:hover]:shadow-underline-black dark:[&>a:hover]:text-gray-bd dark:[&>a:hover]:shadow-underline-gray [&>a]:shadow-underline-gray-63 dark:[&>a]:text-gray-bd dark:[&>a]:shadow-underline-gray”>Foto de Mia Sato / The Verge

Por fim, minha solução foi a mais baixa tecnologia possível. Em vez de criar uma nova maneira inteligente de preservar essas pequenas bugigangas, peguei um bastão de cola, uma tesoura e um caderno vazio e fui para a cidade.

Scrapbooking é uma atividade que as pessoas fazem há séculos e, quando você começa, fica claro por que dura tanto tempo. Uma das minhas contas favoritas do Instagram, @paperofthepast, coleta e documenta álbuns de recortes vintage e antigos que remontam ao século XIX. Percorrer as fotos é tão surreal e arrebatador quanto bonito, mas tento não me demorar muito no que o dono original escreveu por medo de me sentir um intruso. Antes de encontrar a conta do Instagram, eu realmente não havia considerado que esses documentos do cotidiano pudessem sobreviver.

Gerações atrás, alguém guardava cigarros, rótulos de embalagens de alimentos e impressões digitais de amigos em livros encadernados. Agora, 100 anos depois, os conteúdos estão imortalizados nas redes sociais. É um pouco estranho poder espiar as reflexões particulares de um estranho, mas ver o que as pessoas pensaram em salvar é surpreendentemente comovente, e os layouts e a estética parecem incrivelmente contemporâneos e modernos.

Scrapbooking também foi totalmente conteúdo, mesmo quando o material dentro não representa uma vida real. Para vídeos falsos de álbuns de recortes, é o processo de montagem que atrai as pessoas. Diários virais Contas TikTok como @senajournal criam vídeos de álbuns de recortes no nível ASMR descascando adesivos, rasgando papel e organizando pedaços na página – mas os fragmentos em questão são principalmente vindo de um bloco de papel decorativo ou imagens que parecem ter sido arrancadas de painéis de humor (algumas colagens até incluem pedaços rasgados de letras falsas escritas em letra cursiva). As páginas parecem perfeitas e há algo estranho em todo o exercício. Imagine que alguém encontra um álbum de recortes em 100 anos e uma carta colada começa, “Lorem ipsum dolor sit amet…”

Existem pouquíssimas coisas na vida moderna que as empresas não tentaram digitalizar, faça sentido fazer isso ou não. De software para fazer listas de compras de supermercado a aplicativos que rastreiam e compartilham a rota da corrida do usuário, há uma “solução” tecnológica surgindo constantemente. Aconteceu com a colagem também: no ano passado, o aplicativo de mood boarding do Pinterest, Shuffles, causou um breve frenesi entre os jovens desesperados para usá-lo.

Talvez eu esteja velho, mas até agora nada supera a experiência física de montar e revisitar um livro das minhas coisas favoritas que posso segurar em minhas mãos. Cada peça colocada em seu lugar parece mais uma memória guardada; é difícil imaginar obter essa satisfação ao clicar em “postar”. E quando é hora de seguir em frente – de um capítulo da vida ou deste plano de existência inteiramente – posso fazer o que quiser com meu lixo. Espero que minhas probabilidades e fins aleatórios não estejam na conta do Instagram de um futuro estranho e definitivamente não sejam preservados em formato digital nos servidores de dados de alguma empresa. Prefiro as sobras em sua forma mais verdadeira – irregulares, imperfeitas e descartáveis, se necessário.

a:hover]:text-gray-63 [&>a:hover]:shadow-underline-black dark:[&>a:hover]:text-gray-bd dark:[&>a:hover]:shadow-underline-gray [&>a]:shadow-underline-gray-63 dark:[&>a]:text-gray-bd dark:[&>a]:shadow-underline-gray”>Foto de Mia Sato / The Verge






https://www.jobclas.com/organizando-minha-linda-pilha-de-lixo.html
Share on Google Plus

Sobre Anônimo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial