Por que estou usando um telefone com teclado em 2023

No mês passado, tenho usado o Unihertz Titan Pocket, um telefone lançado em 2021 que exibe uma tela de 3,1 polegadas acima de um teclado Qwerty completo. Para ser claro, foi por escolha – meus editores não me designaram para fazer isso como uma brincadeira (na verdade, alguns deles me ridicularizaram por usá-lo), e não é como se eu não tivesse outras opções. Tenho um iPhone 12 Mini perfeitamente bom, do qual desisti ativamente para mudar para este telefone.

A primeira razão é que pode ser divertido tentar algo novo. Ou, neste caso, volte para algo antigo; minhas primeiras experiências com um smartphone foram roubar o BlackBerry do meu pai, da Marinha, para enviar um e-mail para minha cara-metade quando eu estava no ensino médio. Mas nos últimos 10 anos ou mais, os telefones que usei tinham praticamente o mesmo fator de forma. Eles apenas mudaram de tamanho.

Isso também é verdade para todos os outros. Acho que nunca recebi tantos comentários sobre um gadget quanto o Titan Pocket. Recebi vários “isso é um BlackBerry?” ou “uau, legal, que telefone é esse?”, e acho que isso se deve principalmente ao fato de que as pessoas simplesmente não estão mais acostumadas a ver alguém usar esse tipo de telefone. (Embora lá são dezenas de nós! Alguém que frequenta minha academia também tem um Titan Pocket, o que me chocou; Eu nunca esperei ver outro na natureza.)

No entanto, a principal razão pela qual decidi mudar para este telefone é, na verdade, por causa de seu principal ponto de venda: o teclado. Vou desaparecer no deserto por alguns meses para caminhar pela Pacific Crest Trail e, durante esse período, minha principal forma de contato com o pessoal de casa será por meio de longos e-mails enviados a cada uma ou duas semanas. Não enviarei mensagens de texto a cada hora como normalmente faço, o que marca uma mudança bastante fundamental na forma como me comunico. Então, por que não combinar isso com uma mudança fundamental no meu dispositivo de comunicação?

Este telefone parece ter sido feito para escrever. O teclado é tátil – obviamente, você está pressionando as teclas reais – e inclui um bando de teclas de função na parte superior que adicionam outra camada à experiência. Claro, existem teclas shift e alt para acessar letras maiúsculas e alguns símbolos, mas também existem duas teclas programáveis. Eu uso a tecla de símbolo para o propósito pretendido, abrindo um teclado virtual que me permite inserir caracteres que não estão no hardware. A tecla Fn, no entanto, configurei para funcionar basicamente como uma tecla de controle.

Sim, isso significa que posso acessar todos os meus atalhos de teclado favoritos da área de trabalho no meu telefone. Precisa selecionar tudo? Função-A. Quer pesquisar uma página? Função-F. Desfazer? Sim, eu posso fazer isso também. Posso até pressionar Function-L no Chrome para pular para a barra de endereço e começar a digitar imediatamente no site que desejo acessar.

A utilidade de ter um teclado conectado ao seu telefone também vai além da experiência de digitação ou no aplicativo. Quando preciso iniciar um aplicativo no iOS, deslizo para chegar à tela inicial, puxo para baixo para abrir o Spotlight e começo a digitar seu nome, tocando em seu ícone quando ele aparece. No Titan Pocket, dou um duplo toque no botão home (se ainda não estiver no iniciador) e começo a digitar. Depois de inserir o nome do aplicativo, ou o suficiente para que seja o primeiro resultado da pesquisa, aperto a tecla enter e ele é iniciado.

O Unihertz também possui um sistema que permite definir teclas como atalhos para aplicativos e ações. Por exemplo, não importa onde estou no meu telefone, posso pressionar a tecla “t” para iniciar um novo cronômetro ou a tecla “c” para abrir o Chrome. Acontece que ter botões extras pode ser super útil se você quiser fazer as coisas rapidamente

Este telefone tem muito a oferecer além do teclado. Por um lado, ele tem recursos que meu iPhone 12 Mini, que custa US $ 479 a mais do que ele, não tem. Você sabe como todo mundo reclama sobre como os telefones não têm mais entradas para fones de ouvido ou slots para cartões microSD? O Titan Pocket sim. Eles serão muito úteis para mim enquanto tento caminhar pelos Estados Unidos por motivos que expliquei ao meu colega David Pierce em um episódio de The Vergecast.

Ele também possui um IR blaster que posso usar para controlar minha TV e ventilador oscilante e, se eu conectar alguns fones de ouvido com fio, posso usá-lo como um rádio FM. Além disso, há um botão de hardware extra que você pode programar para executar três ações separadas com base em um toque único, duplo ou longo. Por que o mercado decidiu que não deveria haver qualquer telefones principais que possuem esses recursos quando tantos aparelhos econômicos têm?

Além disso: observe esta tabela de baterias e lembre-se de que este é um telefone com aproximadamente o mesmo tamanho de um iPhone Mini. (Reconhecidamente, é um pouco mais grosso, mas é tão fácil de segurar, na minha opinião.)

Agora, não estou tentando dizer que este telefone é perfeito porque absolutamente não é. Aqui estão algumas das minhas reclamações, em nenhuma ordem específica:

  • O motor de vibração parece ter vindo de um telefone de baixo custo em 2012.
  • Seu processador MediaTek Helio P70 era de médio porte quando foi lançado em 2019 — e menino é sua idade perceptível.
  • Não suporta 5G ou eSIMs.
  • Ele está preso no Android 11, provavelmente para sempre, e o patch de segurança é de setembro de 2022. (Não me hackeie, por favor.)
  • A câmera é tão ruim que seria melhor apenas escrever uma descrição do que estou vendo em vez de tirar uma foto.
  • Eu daria qualquer coisa para este telefone ter um trackpad ou rollerball real no estilo BlackBerry, porque manipular um cursor em uma tela tão pequena é um inferno.
  • Apesar de seus 6 GB de RAM, ainda sinto que os aplicativos ficam muito sem memória.
  • A tela sensível ao toque é boa, mas muitos aplicativos não foram criados para rodar em uma tela quadrada. Eu tenho que colocá-lo em um modo de caixa de correio pateta (que é, para ser justo, muito inteligentemente integrado) para visualizar o Instagram Stories, por exemplo.
  • O coldre de couro para ele está esgotado, tornando muito difícil para mim completar totalmente minha transformação em meu pai.

Além disso, existe um bug incrivelmente irritante em que as coisas simplesmente quebram se a primeira coisa que digito em uma caixa de texto é um número ou símbolo. (Pelo menos funciona se eu usar o teclado para digitá-lo; o teclado na tela não tem esse problema, mas alguns campos parecem impedi-lo de aparecer.) Isso é super irritante se estou tentando, digamos, digite um código postal ou responda a algo com um emoticon.

E sim, ok, agora que vejo isso, é uma longa lista de reclamações. E também existem alguns pontos objetivos que você pode fazer contra o Titan Pocket por ser uma boa máquina de escrever. Na verdade, eu digito mais rápido no iPhone do que no Titan (59 palavras por minuto contra 50), e o teclado físico fica ainda pior se eu tiver que fazer algo como adicionar um caractere especial que não seja um dos acessíveis pela tecla alt – o cifrão é um culpado comum, assim como o ponto e vírgula. Além disso, esta tela simplesmente não pode mostrar tanto texto de uma só vez, o que significa que tenho que rolar muito quando estou lendo algo para verificar se faz sentido.

Mas quando estou apenas usando o telefone para enviar uma mensagem de texto a um amigo, escrever uma nota ou enviar um longo e-mail ou postagem no blog, todos esses problemas simplesmente desaparecem. É uma experiência tátil que meu iPhone simplesmente não consegue tocar, e poder alternar entre aplicativos, copiar e colar texto sem nunca tocar na tela me faz sentir como uma divindade da produtividade. Claro, posso ser mais lento na digitação, mas meu cérebro sempre foi o obstáculo para minha velocidade de escrita, não meus dedos. Ainda posso digitar tão rápido quanto posso formar pensamentos coerentes.

Isso pode estar tudo na minha cabeça, mas usar o Pocket me deixa com vontade de escrever e permite que eu me concentre no que estou fazendo de uma forma que outros telefones simplesmente não fazem. Não estou tentado a simplesmente mudar de um rascunho e assistir a um vídeo do YouTube porque, honestamente, assistir ao YouTube nessa coisa é uma merda! Minha esposa zombou de mim por causa de quão perto eu tenho de segurar o telefone do rosto quando assisto a vídeos nele.

E sim, é totalmente justo criticar o Titan Pocket por essas deficiências (embora, na verdade, elas sejam inerentes a todos os telefones com teclado, como Steve Jobs apontou ao anunciar o iPhone). Mas, de certa forma, eles são parte do motivo pelo qual amo tanto este telefone. Como alguém que passou praticamente toda a minha vida viciada em internet, agradeço o pequeno momento de hesitação que tive antes de pegar meu telefone, e não é muito utilizável com uma mão, então tenho que me comprometer quando decido use-o.

Não estou tentando argumentar que os telefones em geral devem ser um pouco menos convenientes para que as pessoas os usem menos. Só estou dizendo que estou feliz meu é. E sim, adoro que qualquer coisa que eu faça pareça um negócio sério, mesmo que eu esteja apenas digitando piadas bobas para amigos e colegas de trabalho. É difícil pensar em outro telefone que mudou fundamentalmente a forma como penso sobre o que exatamente eu uso um telefone. E claro, quando eu voltar para a sociedade, provavelmente voltarei para o meu iPhone. Mas espero que pelo menos alguns dos meus hábitos com o BlackBerry permaneçam por aqui.

Fotografia de Mitchell Clark / The Verge




https://www.jobclas.com/por-que-estou-usando-um-telefone-com-teclado-em-2023.html
Share on Google Plus

Sobre Anônimo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial