Sundar Pichai, do Google, fala sobre pesquisa, IA e dança com a Microsoft

Sundar Pichai é o CEO do Google e da Alphabet. Conversamos um dia depois do Google I/O, a grande conferência de desenvolvedores da empresa, onde Sundar introduziu novos recursos de IA generativa em praticamente todos os produtos da empresa.

É um momento importante para o Google, que inventou grande parte da tecnologia central por trás do atual momento de IA. A empresa é muito rápida em apontar que o “T” em ChatGPT significa transformador, a grande tecnologia de modelo de linguagem inventada pela primeira vez no Google, mas a OpenAI e outras foram as primeiras a comercializar produtos de IA generativa, e a OpenAI fez parceria com a Microsoft em uma nova versão do Bing que parece o primeiro concorrente real da Pesquisa do Google em muito tempo. Eu queria saber o que Sundar pensa sobre este momento e, em particular, o que ele pensa sobre o futuro da Pesquisa, que é o coração dos negócios do Google.

A pesquisa na Web agora pode ser um sucesso ou um fracasso, certo? Existem muitos formatos de conteúdo estranhos por aí, e a pesquisa baseada em IA pode ser capaz de responder a perguntas de uma maneira mais natural, mas isso significa refazer a web e realmente refazer o Google.

Sundar já está fazendo isso. Ele apenas reorganizou as equipes de IA do Google e da Alphabet, movendo uma empresa chamada DeepMind para dentro do Google e fundindo-a com o grupo Google Brain AI para formar uma nova unidade chamada Google DeepMind. Vocês sabem que não resisto a uma pergunta sobre o organograma, então conversamos sobre por que ele tomou essa decisão e como a executou.

Também conversamos sobre a visão de Sundar para o Google, para onde ele quer chegar e o que está impulsionando sua ambição de levar a empresa para o futuro.

Este é um episódio lotado. Sundar e eu conversamos muito, e nem cheguei aos planos de metadados de IA do Google ou o que está acontecendo com o RCS e o Android. Talvez na próxima vez.

Ok, Sundar Pichai, CEO da Alphabet e Google. Aqui vamos nós.

A entrevista está transcrita abaixo. Uma transcrição completa estará disponível em breve.

Então, alguns meses atrás, eu estava no lançamento do Bing, desenvolvido pelo ChatGPT. Eu vi Satya Nadella lá. E tenho certeza que você sabe disso, mas ele disse, “Tenho muito respeito por Sundar e sua equipe, mas quero que o Google dance.” E então ele disse: “Quero que as pessoas saibam que a Microsoft as fez dançar”. Um, eu só quero saber como você se sentiu quando o ouviu dizer isso. E dois, você acha que dançou? Você está dançando?

Olha, eu disse que tenho muito respeito por Satya e pela equipe também, e acho que ele disse isso em parte para que você me fizesse essa pergunta.

Tenho certeza de que isso aconteceu.

“É importante nesses momentos separar o sinal do ruído.”

Para mim, talvez eu diga desta forma. Começamos a trabalhar nessa nova experiência geradora de pesquisa no ano passado. Para mim, é importante nesses momentos separar o sinal do ruído. Para mim, o sinal aqui é que há uma nova maneira de melhorar a pesquisa e uma maneira de melhorar a experiência do usuário, mas tínhamos que acertar. E para mim, essa é a Estrela do Norte. Esse é o sinal. O resto é barulho para mim. Então, para mim, era importante trabalhar e acertar, e é nisso que estamos focados.

Há outro desafio para o Google dentro de tudo isso, certo? Se você acredita que é uma mudança de plataforma, esta pode ser a primeira mudança de plataforma que os reguladores entendem porque é muito óbvio que tipo de trabalho será deslocado. Advogados, principalmente, é o que eu entendo, certo? Eles podem ver, ok, um monte de trabalho de colarinho branco vai desaparecer, como um e-mail C-plus sobre uma transação, andares inteiros dessas pessoas podem ser reduzidos. E eles parecem muito focados nesse risco. E há o risco geral de IA sobre o qual todos falamos.

Quando o Google fez a Pesquisa pela primeira vez, era um azarão, certo? E ganhou muitos processos judiciais ao longo do caminho que construíram a internet: o caso do Google Books, o caso da busca de imagens com o Perfect 10, o caso da Viacom com o YouTube. Era um azarão, mas obviamente estava entregando muito valor. Agora, você está na Casa Branca tendo uma cúpula de IA. Tenho certeza de que você acabará nas capitais governamentais de todo o mundo falando sobre IA. Você acha que está em uma posição diferente agora do que aquele azarão desconexo inventando a internet? Você é o titular. Você está desempenhando um papel diferente?

Duas partes para a pergunta. Na primeira parte, brevemente, acho que podemos… Por 20 anos de automação tecnológica, as pessoas previram que todos os tipos de empregos desapareceriam. Os cinemas deveriam acabar e–

Uh-huh. Mas os filmes estão prosperando mais do que nunca e–

Há uma greve dos roteiristas, certo? Quero dizer, o custo do trabalho pago aos escritores caiu tão vertiginosamente que eles estão em greve agora.

Não, mas já houve greves de escritores antes, e essas coisas vão continuar, certo?

Sempre vai ter…

O desemprego nos últimos 20 anos de automação tecnológica não foi totalmente… Vinte anos atrás, quando as pessoas previam exatamente o que a automação tecnológica faria, havia pronunciamentos muito específicos de categorias de trabalho inteiras que desapareceriam. Isso não aconteceu totalmente. Então, acho que há uma chance de que a IA possa realmente… Porque acho que a profissão jurídica é muito mais do que… Há uma chance de você saber mais sobre ser advogado. É por isso que não posso opinar sobre isso porque não sei muito sobre isso. Mas algo me diz que mais pessoas podem se tornar advogados porque as razões subjacentes pelas quais a lei existe e os sistemas jurídicos existem não vão desaparecer porque esses são problemas da humanidade. E assim, a IA tornará a profissão melhor de certas maneiras, pode ter algumas consequências não intencionais, mas estou quase apostando que daqui a 10 anos talvez haja mais advogados.

Não sei. Não sei. Portanto, não está exatamente claro para mim como tudo isso se desenrola. Acho que muitas vezes pensamos … há novas profissões constantemente sendo criadas. Não quero dizer muito levianamente… Acho que haverá grandes disrupções sociais no mercado de trabalho. Os governos precisam estar envolvidos. Tem que haver adaptações. Habilidade será importante. Mas acho que não devemos subestimar o lado benéfico de algumas dessas coisas também. E é complicado, talvez seja como eu diria. Em sua segunda pergunta, acho que os governos e os sistemas jurídicos sempre terão que lidar com o mesmo conjunto de problemas. Há uma nova tecnologia. Tem a chance de trazer benefícios sem precedentes. Tem desvantagens. Eu acho que você está certo. Com a IA, as pessoas estão mais tentando pensar no futuro do que nunca, o que me conforta por causa de algumas das possíveis desvantagens dessa tecnologia. Acho que precisamos pensar nisso. Precisamos nos antecipar o quanto antes.

Mas acho que as respostas para cada uma dessas perguntas nem sempre são óbvias para mim. Acho que não está claro para mim que você retém a IA de maneira direta, essa não é a resposta certa. Tem implicações geopolíticas. Portanto, novamente, é uma coisa complexa com a qual lidaremos com o tempo. Acho que, do nosso ponto de vista, somos uma empresa maior, então acho que chegaremos a isso de maneira mais responsável. Existem lugares onde vamos nos envolver e tentar encontrar quais são as respostas certas. E então talvez nossa abordagem seja diferente com certeza, eu acho, conforme passamos por isso.

Decodificador com Nilay Patel /

Um podcast sobre grandes ideias e outros problemas.

INSCREVA-SE AGORA!




https://www.jobclas.com/sundar-pichai-do-google-fala-sobre-pesquisa-ia-e-danca-com-a-microsoft.html
Share on Google Plus

Sobre Anônimo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial